Menu

Glossário


FUNDO DE INVESTIMENTO
Fundo de investimento é uma modalidade de investimento no formato de um condomínio fechado ou aberto, na qual: um gestor, administrador e custodiante são designados para administrar os recursos aportados pelos investidores.


RENDA FIXA
Chama-se renda fixa justamente porque possui uma rentabilidade previsível. Ela pode ser fixada em um percentual mensal ou seguir algum índice como a taxa o CDI, IRFM, IMA-B ou outro.


RENDA VARIÁVEL.
É um tipo de investimento que não possui uma rentabilidade previsível. Justamente são imprevisíveis, pois majoritariamente investimentos de renda variável são compostos de ações de empresas listadas na bolsa de valores. Com essa composição, Gestores de carteiras das instituições financeiras adotam estratégias de alocação, de acordo com a Política de Investimento e Regulamento do fundo.


MULTIMERCADO
Também é um tipo de investimento que não possui uma rentabilidade previsível. De forma simples, incluem tipos de investimentos mais variados em sua composição, incluindo ativos de renda fixa, variável, moedas e etc.


FUNDO IRF-M
O Índice de Renda Fixa do Mercado, também conhecido como IRF-M, esses fundos investem a maior parte de seu patrimônio em Títulos Públicos Federais pré-fixados. Dentro da família IRF-M temos uma subdivisão em três espécies, sendo que a principal diferença entre elas é o prazo de vencimento dos Títulos que as compõem. São elas:

*IRF-M1 - Compõe esse fundo, Títulos Públicos Pré-fixados com prazo de vencimento do Título inferior à (1) um ano.
*IRF-M1+ - Compõe esse fundo, Títulos Públicos Pré-fixados com prazo de vencimento do Título superior a (1) um ano.
*IRF-M - Compõe esse fundo, Títulos Públicos Pré-fixados com prazo de vencimento do Título livre, ou seja, podem ser compostos por Títulos com diversos prazos de vencimento.


FUNDOS IMA-B
A sigla IMA-B significa Índice de Mercado Anbima, esses fundos investem a maior parte do seu patrimônio em Títulos Públicos Federais atrelados à inflação. Ou seja, em sua composição estão Títulos Públicos Federais que têm sua remuneração indexada ao IPCA (índice oficial de inflação) + uma taxa de juros pré-definida. Dentro da família IMA temos uma subdivisão em três espécies, sendo que a principal diferença entre elas é prazo de vencimento dos Títulos que as compõem. São elas:

*IMA-B5 - Compõe esse fundo, Títulos Públicos pós-fixados com prazo de vencimento do Título inferior à 5 (cinco ) anos.
*IMA-B5+ - Compõe esse fundo, Títulos Públicos pós-fixados com prazo de vencimento do Título superior à 5 (cinco ) anos.
*IMA-B - Compõe esse fundo, Títulos Públicos pós-fixados com prazo de vencimento do Título livre, ou seja, podem ser compostos por Títulos com diversos prazos de vencimento.


BENCHMARK
Benchmark é um índice de referência usado para avaliar o desempenho de uma aplicação. Há, inclusive, fundos que buscam superar um determinado indicador financeiro (benchmark). Cada tipo de investimento deve ser comparado ao benchmark financeiro adequado, de acordo com o nível de risco que oferece. Existem diversos benchmarks financeiros e cada um serve para acompanhar um grupo diferente de investimentos. Os principais benchmarks utilizados hoje no mercado brasileiro são: CDI, SELIC, ÍNDICE IBOVESPA e INFLAÇÃO.


META ATUARIAL
A meta atuarial é uma meta de rentabilidade almejada com os ativos que compõem a carteira do RPPS. A meta atuarial é divulgada anualmente dentro da Política de Investimentos e tem com objetivo fazer frente às futuras obrigações previdenciárias.


CÁLCULO ATUARIAL
O cálculo atuarial é feito por Atuário contratado, sendo o resultado desse cálculo, divulgado anualmente. O cálculo atuarial é obtido com base no perfil da população de associados, nas regras dos planos e nos diversos cenários com o intuito de estabelecer as Reservas Matemáticas e o fluxo de recursos necessários para seu equilíbrio (receita x despesa).

Carregando