Menu

A IMPORTÂNCIA DO CENSO CADASTRAL DOS SERVIDORES ATIVOS PARA O IPI

Muitas são as ações que o IPI desenvolve para aperfeiçoar a sua gestão e prestar um serviço de excelência. Dentre elas está o CENSO CADASTRAL DOS SERVIDORES ATIVOS, atividade que envolve a cooperação de todos os segurados ativos.

            O Censo Cadastral é a atualização da base de dados dos segurados do IPI no que se refere a informações como estado civil, número e dados de dependentes, declaração de acúmulo de cargos públicos e tempo de contribuição anterior ao cargo efetivo. Estar com a base de dados atualizada é tão importante que o IPI desenvolve um programa de censo permanente, confira aqui.

            A manutenção de uma base de dados fidedigna à realidade, além de ser uma determinação legal (art. 15 da ON n. 02/2009), é uma ferramenta imprescindível para a gestão do RPPS, especialmente na elaboração do Cálculo Atuarial.

            Em linhas gerais, o Cálculo Atuarial é um estudo técnico, baseado nas características demográficas, funcionais e econômicas dos nossos segurados, com o objetivo de estabelecer, de forma adequada, os recursos necessários para a garantia dos pagamentos dos benefícios de aposentadoria e pensão por morte ao longo dos anos. Para a sua elaboração são necessárias informações suficientes (idade, cargo, tempo de contribuição..) para que o atuário estime quando cada servidor se aposentará e quanto será, em média, o valor do seu benefício.

            Nota-se que é por meio do Cálculo Atuarial que o IPI consegue planejar de forma adequada sua capacidade financeira ao longo dos anos, fixando a alíquota previdenciária correta para a manutenção do equilíbrio do RPPS e direcionando seus investimentos para suprir demandas que surjam a médio e longo prazo.

            Além disso, uma boa base de dados dos servidores ativos facilita a prática cotidiana do Instituto, tanto para fazer uma simulação de aposentadoria quanto para a concessão de benefício, já que os dados pessoais e funcionais compõem o processo administrativo.

            Por vezes, em meio à correria do dia a dia, os servidores podem se chatear e não compreender o porquê do IPI solicitar anualmente informações a seu respeito. Agora, com todo o exposto, fica fácil de compreender o quão importante é o censo cadastral permanente e a atualização da base de dados para uma gestão previdenciária/financeira eficaz, capaz de garantir a segurança na concessão dos benefícios e o equilíbrio financeiro e atuarial do nosso RPPS.

Data de publicação: 11/04/2019 13:39

Imagens Relacionadas

Download das fotos em alta resolução
Carregando