Projeto Itajaí mais Bela

Quinta-feira (03) de agosto pela parte da manhã, servidores públicos aposentados de Itajaí se reuniram na Praça Santos Dumont, no Costa Cavalcante, para participar da terceira edição do projeto Ipê Amarelo. A iniciativa, realizada pelo Município de Itajaí, através do Instituto de Previdência de Itajaí (IPI), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação e o Instituto Itajaí Sustentável (INIS), visa embelezar a cidade e combater o aquecimento global por meio do plantio de mudas de ipê.

Desde maio, já foram plantadas quase 200 mudas de ipê em diferentes áreas da cidade, e a meta é alcançar 500 plantios ao final do projeto. O diferencial desta edição é o plantio in memorian, que homenageia a professora Rosa Batista Alves, uma figura importante na comunidade.

A proposta inovadora do projeto é que os servidores públicos aposentados, após dedicarem uma vida profissional ao município, possam deixar um legado verde para Itajaí. Cada muda de ipê amarelo é plantada pelos próprios homenageados e seus familiares, e uma placa é fixada junto à árvore, contendo o nome do servidor em homenagem e agradecimento pela sua dedicação ao longo dos anos.

A diretora presidente do IPI, Maria Elisabeth Bittencourt, destaca a importância do projeto e o orgulho que sente ao ver a colaboração dos aposentados na melhoria da cidade: "Depois de contribuírem com uma vida profissional dedicada ao município, agora os servidores aposentados são homenageados e colaboram com o embelezamento da cidade através do plantio dos ipês."

A servidora aposentada Elizete Maria Jacinto, participante ativa do projeto, expressa sua satisfação em poder contribuir com essa iniciativa e revela o significado especial que o local do plantio possui para ela: "Fico muito orgulhosa de fazer parte e poder contribuir com esse projeto. Ainda mais neste local que tenho lembranças especiais, pois a minha mãe foi uma das primeiras moradoras desta região."

Além do aspecto ambiental, o projeto Ipê Amarelo faz parte de um conjunto de ações sustentáveis desenvolvidas pelo Instituto de Previdência de Itajaí desde o final de 2021. A instituição tem buscado implementar medidas ecológicas, como a eliminação do uso de papel e a migração para o meio digital, demonstrando um compromisso com a preservação do meio ambiente e a promoção de uma cidade mais verde e agradável para todos os cidadãos.

O Ipê Amarelo é um símbolo da flora brasileira, e o projeto reforça a importância de preservar a biodiversidade local, conscientizando a comunidade sobre a relevância de ações sustentáveis para um futuro mais saudável e equilibrado.

Com essa iniciativa, Itajaí se destaca como uma cidade que valoriza sua história, seus servidores e o meio ambiente, tornando-se referência em projetos que unem a preservação da natureza e a valorização da memória coletiva.

Data de publicação: 08/08/2023 14:30