Menu

Servidores do IPI são os primeiros a receber formação básica previdenciária

Servidores do IPI são os primeiros a receber formação básica previdenciária

 

Na tarde dos dias 28 e 30/05/2018, os servidores do IPI receberam a primeira formação do “Educação Previdenciária” – programa que visa disseminar a cultura previdenciária entre os servidores públicos do município de Itajaí.

A formação foi dividida em duas palestras que trataram dos aspectos financeiros e previdenciários do RPPS. A primeira palestra, “Aspectos Financeiros e Contábeis do IPI”, foi ministrada pelo Sr. Fernando Kotowiski, contador especialista em Contabilidade Pública e Previdenciária, e abordou temas que versam sobre a gestão financeira do IPI. O palestrante explicou aos servidores questões sobre o custeio e a manutenção do Instituto, o cálculo atuarial e a política de investimentos.

A Sra. Cintia Lenoir, Diretora de Previdência do IPI, introduziu a segunda palestra do dia, apresentando as fases do processo de aposentadoria e a estrutura do departamento de previdência.  A diretora explicou que os processos se iniciam no requerimento dos segurados e passam por diversas etapas de controle que garantem a perfeição do ato concessivo do benefício, como a fiscalização da Controladoria do Município e do Tribunal de Contas do Estado.

Já a Sra. Natália Casas Corrêa, bacharel em Direito e pós-graduanda em Gestão Previdenciária – Regime Próprio de Previdência, foi a responsável pela palestra “Benefícios Previdenciários do RPPS: Aspectos Gerais”. O objetivo da palestra foi esclarecer aos servidores as regras para concessão de benefícios previdenciários. A palestrante procurou abordar a evolução histórica da legislação de aposentadoria, bem como as especificidades de cada regra de aposentadoria, seja nas suas exigências de idade e tempo de contribuição, como nas diferentes formas de calcular o valor do benefício.

Para a diretora-presidente do Instituto de Previdência, Sra. Maria Elisabeth Bittencourt, o programa Educação Previdenciária é mais uma ação para trazer o servidor público municipal para mais próximo do IPI. “O servidor precisa conhecer seus direitos para planejar melhor seu futuro. O IPI sabe do seu papel e quer auxiliá-los neste momento importante da vida”, afirmou.

A próxima formação do programa Educação Previdenciária será para todos os membros do Conselho Fiscal e Conselho Municipal de Previdência.

 

O PROGRAMA EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

 

O programa Educação Previdenciária é fruto da adesão do IPI ao Pró-Gestão. O programa tem o objetivo de criar um canal de diálogo entre o Instituto de Previdência e os seus segurados, difundindo uma cultura previdenciária no serviço público municipal.

Para tanto, o IPI oferecerá palestras aos servidores públicos do município, com certificados, que tratarão de assuntos relativos ao Regime Próprio de Previdência e ao IPI, como os benefícios previdenciários e suas regras, e os aspectos financeiros e contábeis de gestão.

O IPI acredita que seu êxito passa, necessariamente, pelo conhecimento que seus segurados têm sobre a Instituição e sobre seus direitos. Por isso, o programa Educação Previdenciária terá um papel fundamental na construção desta relação.

Data de publicação: 30/05/2018 17:48

Imagens Relacionadas

Download das fotos em alta resolução
Carregando