INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DE ITAJAÍ

Unidade Gestora do Regime Próprio de Previdência do Município de Itajaí

an image

A Diretoria Executiva, formada pelo conjunto das diretorias funcionais (Administrativa, Previdenciária e Financeira), é coordenada pelo Diretor Presidente do IPI e representa a escala máxima da gerência autárquica para assuntos internos e externos.

Compete ao Diretor Presidente do IPI a função executiva, dar cumprimento de normas e as diretrtizes do RPPS, representar o instituto Judicial e Extrajudicialmente, bem como elaborar a programação orçamentária, dentre outras.

O Diretor Presidente do IPI é nomeado ad nutum pelo Prefeito Municipal de Itajaí.

A Diretoria de Previdência é responsável pela principal prestação de serviços do Instituto: a concessão de benefícios previdenciários. Responde por todo o atendimento de servidores públicos sobre questões ligadas aos benefícios previdenciários, bem como é responsável pela inicialização dos processos de aposentadoria, pensão por morte, simulação de benefício, averbação de tempo de contribuição, entre outros.

O cargo de Diretor de Previdência é nomeado pelo Diretor Presidente do Instituto, dentre os servidores de carreira.

A Diretoria Financeira é a responsável pela execução da proposta orçamentária, planos de custeio, aplicação do patrimônio, planos de operações atuariais e financeiras, dentre outras funções.

O cargo de Diretor de Financeiro é nomeado pelo Diretor Presidente do Instituto, dentre os servidores de carreira.

A Diretoria Administrativa é responsável pela organização interna do Instituto, competindo-lhe todas as questões de otimização do funcionamento da autarquia, tais como execução de procedimentos do Departamento de Pessoal, aquisição de matérias de expediente, manutenção e controle de Patrimônio, processos licitatórios, contratos, dentre outros.

Assim como nas demais diretorias, o cargo de Diretor Administrativo é nomeado pelo Diretor Presidente do Instituto, dentre os servidores de carreira.